- Página Inicial
- Projetos
- Em Execução
Em Execução
RENOVAR MONTESINHO
Janeiro – Dezembro 2024
-
O projeto RENOVAR MONTESINHO inclui a reabilitação e a produção de placas de sinalização na área geográfica do Parque Natural de Montesinho, a preparação dos locais a intervencionar, a substituição e colocação nos locais determinados e os respetivos conteúdos e conceção gráfica dos materiais. É assumido por um consórcio de oito entidades, sendo o Município de Bragança o responsável pela execução do projeto.
Atualmente, encontram-se instaladas 67 placas no Parque Natural de Montesinho em mau estado de conservação e/ou com informação desatualizada. Todavia, para além destes locais, existem outros que, pela sua especificidade e critérios de colocação, também deveriam contemplar placas de sinalização. Para este fim, serão inventariados pelo ICNF, em colaboração com os Municípios de Bragança e Vinhais, novos locais para a colocação de sinalética de tipologia específica.
Em síntese, prevê-se a produção e instalação de 150 placas de sinalização* para o PNM, divididas por tipologias, cujo número exato será definido após a execução da primeira ação do projeto (trabalhos técnicos preparatórios).
* A definição de 150 placas de sinalização assume, à data da elaboração desta ficha, um número previsional, baseado na sua produção em plástico reciclado (exceto as placas “limites do PNM” produzidas em alumínio). Após a execução da ação n.º 1, que inclui o reconhecimento e levantamento das necessidades do PNM, serão orçamentadas duas soluções alternativas, nomeadamente, em plástico reciclado ou madeira. A decisão do material e quantidade a produzir será deliberada, posteriormente, pela Comissão de Cogestão do PNM e, consequentemente, alterada a ficha do projeto.
INTERPRETAR MONTESINHO
Janeiro 2023 – Fevereiro 2024
-
O projeto INTERPRETAR MONTESINHO compreende a criação de um Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho (CI PNM), situado no próprio Parque na aldeia que lhe atribui o nome. É assumido por um consórcio de oito entidades, sendo o Município de Bragança o responsável pela execução do projeto.
A criação do CI PNM, é precedida pela reabilitação da antiga escola primária de Montesinho, abandonada e em mau estado de conservação, dotando-a para visitação, com especial atenção aos cidadãos com mobilidade condicionada, e agregando outros equipamentos e estruturas. A par da reabilitação do imóvel, o projeto INTERPRETAR MONTESINHO prevê, também, a aquisição e instalação de módulos multimédia para apresentação de conteúdos audiovisuais temáticos sobre o Parque Natural de Montesinho e região, com arranque automático e interligado a um sistema de acesso remoto e a um comando local de arranque, garantindo o acesso ao edifício sem necessidade de presença física no local. Por fim, o INTERPRETAR MONTESINHO inclui a instalação de placas de sinalização direcionais, que encaminham os visitantes ao Centro Interpretativo, e de uma placa informativa, que será colocada na área envolvente ao edifício, com informações genéricas sobre o Centro e o modo de acesso e funcionamento da visitação.
EXPERIENCIAR MONTESINHO
Janeiro 2023 – Julho 2024
-
O projeto EXPERIENCIAR MONTESINHO tem como principal objetivo desenvolver uma Aplicação Móvel do Parque Natural de Montesinho (PNM) para partilha e promoção de locais de maior atratividade junto de diferentes públicos-alvo (Pontos de Interesse). Em alguns locais, a experiência de visitação será otimizada com recurso a tecnologias digitais emergentes (Realidade Aumentada – RA), mediante uma interpretação do património natural e cultural do PNM in loco. Assim, pretende-se contribuir direta ou indiretamente para:
• Modernizar as atividades de visitação do PNM, oferecendo aos potenciais visitantes, onde quer que se encontrem, uma experiência mais direcionada e mais imersiva e interativa que melhora a qualidade da sua visita;
• Impulsionar o desenvolvimento do setor turístico (turismo de natureza) e a sua competitividade ao nível socioeconómico;
• Fomentar a consciencialização da população para a necessidade de salvaguarda dos valores naturais e culturais intrínsecos do PNM;
• Divulgar informação desejada pelo grande público, atualmente retida nos meios técnico e académico.
O projeto é uma oportunidade para reunir e disponibilizar a informação acumulada no Instituto Politécnico de Bragança, e nos demais conhecedores dos valores naturais e culturais do PNM, através do recurso às tecnologias digitais emergentes, enquanto veículo de transmissão e partilha do conhecimento, com o intuito de cativar novos visitantes e sensibilizar os residentes para a riqueza que têm ao seu dispor nesta área protegida de âmbito nacional. No sentido de chegar a diferentes públicos-alvo e de internacionalizar o PNM, todos os conteúdos técnico-científicos produzidos no decorrer do projeto serão traduzidos de português para inglês.
Para prossecução destes objetivos, o projeto integra quatro atividades macro, por sua vez divididas em áreas funcionais e operacionais:
Atividade 1 (A1) – Seleção e caracterização de pelo menos 60 pontos de interesse no PNM
A atividade A1 visa selecionar e caracterizar um vasto leque de pontos/locais de interesse do PNM em diferentes domínios de especialização: geologia, arqueologia, antropologia, etnografia, locais de importância histórica, fauna, flora e vegetação, sistemas de agricultura, raças autóctones, sistemas aquáticos e ribeirinhos, etc. Para tal, esta atividade conta com a equipa multidisciplinar do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), mas também foram adjudicados serviços externos especializados para cobrir outros domínios de interesse.
Atividade 2 (A2) – Desenvolvimento de uma infraestrutura de gestão de informação e de uma interface com o visitante materializada na forma de uma aplicação móvel
Nesta atividade pretende-se desenhar e implementar uma infraestrutura que permita a gestão de toda a informação necessária à operacionalização dos diversos pontos de interesse do PNM. A infraestrutura, na forma de uma plataforma de gestão de dados, deverá ser aberta e evolutiva, permitindo a integração de novas tecnologias e de novas fontes de informação no futuro. A plataforma deverá estar apta a poder integrar todos os conteúdos produzidos na atividade A1, bem como os recursos multimédia de Realidade Aumentada desenvolvidos na atividade A3. Paralelamente, está a ser desenvolvida uma interface com o visitante, materializada na forma de uma Aplicação Móvel, na qual estão a ser projetados os conteúdos resultantes das atividades A1 e A3. A aplicação permitirá também uma interação dinâmica e intuitiva com o sistema de identificação proposto na atividade A4.
Atividade 3 (A3) – Digitalização de pelo menos oito pontos de interesse no PNM com recurso à Realidade Aumentada
Tendo em conta um estudo preliminar desenvolvido por investigadores do IPB, foram identificados 8 pontos/locais de interesse no PNM e as suas particularidades para a criação de cenários de Realidade Aumentada (RA). Esses conteúdos multimédia inovadores permitirão o enriquecimento da experiência de visitação aos pontos de interesse, providenciando ao visitante momentos únicos que de outra forma seriam difíceis de obter, quer seja devido a fatores de sazonalidade, quer na dimensão temporal, uma vez que esses cenários já não existem fisicamente, ou porque há dificuldade da observação per se (ex., lobo). Estes conteúdos serão integrados na infraestrutura de dados a desenvolver na atividade anterior e disponibilizados ao visitante através da Aplicação Móvel.
Atividade 4 (A4) – Instalação de códigos QR e de faróis Bluetooth Low-Energy
Por fim, pretende-se desenvolver e instalar um sistema de identificação que permita a fácil interação entre o visitante e os diversos pontos de interesse através da criação de códigos com identificadores universais e únicos, materializados em formato QR e embebidos em dispositivos do tipo beacon com a tecnologia Bluetooth Low-Energy (BLE).
MONTESINHO PARA TODOS
Janeiro 2023 – Julho 2024
Em atualização
PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS - MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO
Janeiro 2023 – Julho 2024
-
O projeto PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS – MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO, vem dar resposta à necessidade de manutenção dos equipamentos existentes, contribuindo para:
- A melhoria de estruturas existentes alocadas à visitação da área protegida, nomeadamente com a realização de obras de manutenção e de reabilitação nos edifícios existentes no Parque Biológico;
- A valorização da visitação e da fruição da área protegida, através da substituição de vedações, portões e outras intervenções nos acessos e caminhos existentes dentro do Parque Biológico.
O projeto é assumido por um consórcio liderado pelo Município de Vinhais, com total responsabilidade financeira. Assumem, igualmente, este consórcio as restantes entidades da Comissão de Cogestão do PNM, a saber: Câmara Municipal de Bragança, a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte (ICNF, I.P.), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), a Azimute – Associação de Desportos Aventura, Juventude e Ambiente e a Arbórea – Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana.
São objetivos específicos do projeto intervir em todo o recinto do Parque Biológico, com especial relevo para a manutenção e reabilitação das estruturas existentes.