- Página Inicial
- O Parque
O Parque
Léguas e léguas de chão raivoso, contorcido, queimado por um sol de fogo ou por um frio de neve. Serras sobrepostas a serras. Montanhas paralelas a montanhas. Nos intervalos, apertados entre os rios de água cristalina, cantantes, a matar a sede de tanta angústia. E de quando em quando, oásis da inquietação que fez tais rugas geológicas, um vale imenso, dum húmus puro, onde a vista descansa da agressão das penedias. Mas novamente o granito protesta. Novamente nos acorda para a força medular de tudo. E são outra vez serras, até perder de vista.
Miguel Torga, excerto de “Trás-os-Montes - Um Reino Maravilhoso”
Mais de 74 mil hectares, dois concelhos, 30 freguesias e 88 aldeias constituem o Parque Natural de Montesinho. Um local idílico para quem vive e visita esta região de Trás os Montes.
Caracteriza-se pelo fabuloso mosaico de paisagens, com encostas suaves de cabeceiras arredondadas cortadas por profundos vales encaixados dos rios Sabor, Maçãs e Baceiro.
Alberga uma flora distinta ao longo das quatro estações do ano, cobrindo paisagens deslumbrantes de tirar o fôlego… com carvalhais, extenso coberto de giestas, urzes e estevas, bosques, vegetação ribeirinha, prados naturais e culturas de sequeiro.
Abriga uma fauna biodiversa, resultante da abundância de habitats que ocorrem nesta área de montanha, onde se destaca a presença de 70% de todas as espécies de animais selvagens terrestres presentes em Portugal, com mais de 120 aves nidificantes, lontras, veados e corços, incluindo uma das mais importantes populações de lobo ibérico.
Estamos perante, por isso, uma referência nacional de biodiversidade e preservação da paisagem.
Área protegida dominada pelo xisto, manchas de calcário nas zonas planálticas e granito na Serra de Montesinho. Respira-se ruralidade neste parque natural, bem expressa pela presença de exemplares de arquitetura popular no que diz respeito à habitação e à vida quotidiana, nomeadamente, fornos e forjas comunitárias, pombais, moinhos de vento e lagares.
O Parque Natural de Montesinho é também um repositório de antigas tradições e saberes populares autênticos, onde os costumes, as crenças e a gastronomia são um património precioso, que ainda hoje se pode observar e experienciar em festividades locais.