- Página Inicial
- O Parque
- Contexto Demográfico
Contexto Demográfico
O Parque Natural de Montesinho reparte-se por dois concelhos caracterizados por uma forte componente natural, sendo que Bragança ocupa 43 637 ha de área do PNM, o que corresponde a 37% da superfície territorial total do concelho, e Vinhais abrange 30 592 ha do PNM, o correspondente a 44% da superfície total do concelho.
Mais de metade da população de Bragança (65%) reside nas freguesias que constituem o perímetro urbano brigantino, nomeadamente, Sé e Santa Maria, sendo que Meixedo integra o perímetro protegido do PNM, localizando-se a sul da periferia citadina de Bragança, distando dela cerca de cinco quilómetros. Por outras palavras, menos de metade da população de Bragança (35%) reside em 38 freguesias, 15 das quais situam-se na área do PNM, totalizando estas uma população residente de 3866 habitantes, o que corresponde a 11,2% da população residente no concelho.
A realidade de Vinhais é distinta da de Bragança. Apenas 28% da sua população reside no perímetro urbano vinhaense (freguesia de Vinhais) e a população sobrante estende-se pelas restantes 25 freguesias. De salientar que 13 situam-se na área protegida do PNM, totalizando 2 437 residentes, o que corresponde a 31,4% da população total do concelho.
Apesar do Modelo de Cogestão do PNM influenciar diretamente o território, e a população em geral, importa evidenciar características sociodemográficas pormenorizadas da população, especialmente a que reside no PNM, para melhor se enquadrar e justificar as estratégias e as ações de comunicação, promoção e sensibilização a implementar.
Neste sentido, a persona para quem devem ser, especialmente, dirigidas as medidas e ações, quando especificamente realizadas para a população residente do PNM, é, maioritariamente, um indivíduo do sexo feminino, com mais de 65 anos e com estudos ao nível do 1º ciclo do ensino básico.